Já estamos cientes da comoção que foi gerada no mercado de negócios com a COVID-19. Muitas empresas estão mudando rotina e buscando soluções para enfrentar a crise. Fato é: existem formas de passar por isso fortalecendo os seus contatos comerciais e garantindo relações futuras.
Mas antes, para que isso seja possível, é necessário aplicar algumas estratégias em seu modelo de negócio e o empreendedor, consultor de negócios e membro da Organização de Empreendedores Andy Bailey, de Nashville (EUA), elencou 5 táticas a serem adotadas hoje mesmo para você conseguir passar por essa pandemia global.
Veja também:
Conheça as 7 principais ferramentas para um trabalho remoto mais eficaz
CEOs brasileiros se juntam em campanha para combater coronavírus
1. Crie uma força-tarefa para manter a comunicação com o cliente
Forme uma pequena equipe – de cinco a sete pessoas – formada por líderes de vendas, suporte ao cliente, marketing e relações públicas, jurídico e contábil para estabelecer estratégias e protocolos de relacionamento com os clientes. Conduza a reunião com a mente aberta e leve ideias para a equipe sem deixar de respeitar a opinião de cada membro. Com a participação de todos será possível implementar uma estratégia eficaz de comunicação com o cliente e garantir melhora na experiência do mesmo.
2. Categorize as mensagens de cada cliente e priorize os problemas
Logo após a criação da equipe, categorize os problemas em uma escala de urgência colocando os clientes mais afetados no topo e os menos afetados no final da lista. Defina um meio em que o cliente pode facilmente entrar em contato com você com perguntas importantes, como um e-mail por exemplo, e esteja certo de que há alguém da sua equipe monitorando esse canal e respondendo em tempo hábil.
Entenda que esse é um momento de prestar suporte ao consumidor e não realizar vendas ou promover seu negócio. Mostre ao cliente que você está ali para ajudá-lo.
3. Converse com seus clientes
Não deixe para depois, entre em contato com seus clientes agora. E-mails é um meio de comunicação valioso e eficaz, mas o contato pessoal, telefônico nesse cenário fornecerá uma melhor compreensão como seus clientes estão se sentindo e quais sãos os desafios que estão enfrentando. Perguntas como: “Como vai você? Como está sua empresa? Como podemos ajuda-lo? ”
Se os seus parceiros estiverem passando com dificuldades financeiras, disponibilize novas formas de pagamento ou serviços mais baratos temporariamente. Busque maneiras de economizar dinheiro, mesmo que isso signifique sacrificar sua lucratividade em curto prazo. A situação atual é desconhecida para grande parte das empresas, por isso, mostre-se como um recurso durante esse período. Naturalmente, isso será lembrado.
4. Acompanhe sempre
Realizar o acompanhamento após estabelecimento do primeiro contato é essencial para que a confiança com seus clientes seja gerada. Isso evidencia o quanto você se preocupa com os negócios deles e com eles. Manter esse acompanhamento possibilita que você se atualize sobre as mudanças importantes com seus clientes e ofereça continuamente diferentes formas de ajudar, além de conseguir avaliar como seus negócios estão sendo afetados. Ao finalizar cada contato, determine os próximos passos e agende uma próxima chamada.
5. Reúna-se com a equipe novamente e defina novas metas
Você pode até estar achando que não, mas a pandemia terá um fim. E quando isso acontecer, junte seus líderes e identifique quais foram os aprendizados tirados desse momento – de três a cinco lições aprendidas e áreas de melhorias. Classifique e priorize as ações de curto e longo prazo que serão necessárias serem tomadas para melhorar seu serviço, produto e relacionamento com seus clientes. Essas lições ajudarão você a saber como lidar com desafios futuros, tonando assim sua equipe mais forte, preparada e seus clientes mais comprometidos em fazer negócios com sua empresa.
Deixe um comentário