A tecnologia vem avançando cada vez mais e na mesma medida os Cibercriminosos, criminosos virtuais, tentam acompanhar esse progresso para não ficarem de fora do mundo digital. A empresa Correios é uma das diversas corporações que tem sido alvo de crimes virtuais. Os Cibercriminosos estão usando o nome do órgão para enviar e-mails falsos às pessoas (os chamados golpe de phishing), tornando o acesso ao conteúdo totalmente prejudicial à segurança do usuário na internet, pois nesses e-mails podem conter vírus e agentes maliciosos. Alguns dos conteúdos são referentes a informações de rastreamento de encomendas, atualização de dados pessoais e comunicados sobre encomendas via SEDEX. A transportadora já fez um comunicado de alerta para esses casos enfatizando o seu procedimento padrão e exemplificou alguns e-mails falsos que os internautas podem receber.
A Gatefy, uma empresa de segurança digital que protege pessoas e dados contra ataques, ameaças e problemas de compliance, apresentou alguns pontos bastantes relevantes que devemos nos atentar e também deu dicas de como se proteger dessas ameaças:
Anexos e links perigosos
Um agravante nos casos de phishing, incluindo este golpe que utiliza indevidamente o nome dos Correios, é que os hackers utilizam links e anexos maliciosos. Os links e anexos representam hoje uma das maiores ameaças à segurança de pessoas e empresas na internet.
Um anexo malicioso pode levar ao download de um malware, que é um software malicioso. Um malware do tipo spyware, por exemplo, pode espionar tudo o que você faz na sua máquina, inclusive registrando os toques que você dá no teclado. Um malware do tipo ransomware pode sequestrar o seu dispositivo, exigindo que você pague um resgate para que as suas informações não sejam deletadas.
Já um link malicioso vai te redirecionar para um site falso. Ao interagir com a página, você pode ser persuadido a baixar um malware ou ainda a preencher formulários e fornecer informações confidenciais e importantes, como o seu nome completo, CPF, endereço e dados do cartão de crédito e débito. Essas informações depois serão usadas pelos criminosos em outros golpes.
Como se proteger das ameaças
Os Correios ressaltam que não enviam e-mails com esse tipo de informação. Ou seja, se você receber um e-mail que supostamente é dos Correios, muito cuidado. Há grandes chances de se tratar de um golpe de phishing. O cuidado deve ser ainda maior se a mensagem vier acompanhada de links e anexos.
“Os dados de rastreamento das encomendas estão disponíveis exclusivamente no site dos Correios – www.correios.com.br – ou pelo aplicativo para smartphones, que deve ser baixado nas lojas oficiais para iOS ou Android, de acordo com o modelo de aparelho”, alerta o órgão.
“Para os clientes que forneceram seu número de celular, os Correios enviam mensagens SMS informando sobre a atualização do status da encomenda. Ressaltamos que essas informações nunca são enviadas por e-mail.”
Em último caso, ligue para Central de Atendimento: 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).
Deixe um comentário