Como extraído do estudo da Global Print 2025 Quocirca, 64% das empresas acreditam que a impressão continuará a ser importante para o seu negócio diariamente, mesmo em 2025. Além disso, o 6º relatório de Tendências Globais destaca como a indústria de impressão global é otimista apesar da crise econômica internacional e do impacto da digitalização. Como observado pelo grupo de soluções gráficas 360º Printmakers, a transformação digital criou novas oportunidades de negócios que passam por personalização e aposta pela tecnologia. Desde desafios atuais da empresa voltado para o setor até ao que é previsto para o futuro.
“A digitalização está transformando o setor de artes gráficas de uma forma importante” ponto de Printmakers. Nesse sentido, alguns usos do papel impresso estão em regressão afetando as grandes impressoras offset. No entanto, “novas oportunidades estão sendo geradas, especialmente entre as impressoras dedicadas a pequenas e médias impressões e documentos personalizáveis, herdeiros das antigas gráficas que incorporaram a tecnologia digital”. Este subsetor está crescendo cada vez mais. Da mesma forma, a IDC prevê que, até 2020, 20% das pequenas empresas terão adotado contratos de impressão customizados de pagamento por uso, possibilitados pela adoção de tecnologias de rastreamento e monitoramento de uso remoto. Por outro lado, o relatório de tendências globais destaca que os segmentos de embalagens e da impressão funcional são os mais sólidos da atualidade.
Da mesma forma, uma das divisões de negócios que está crescendo mais dentro do setor de impressão é consultiva. O boom da personalização significa que, cada vez mais, as empresas exigem serviços de consultoria. “O cliente exige um produto adaptado às suas necessidades e pede para ser aconselhado durante todo o processo”, diz Printmakers. Trata-se de desenvolver projetos gráficos completos desde a conceituação até a impressão.
Da mesma forma, uma das principais rotas para as quais a indústria gráfica está se dirigindo é a eficiência e a economia de energia. A tecnologia é orientada nesse sentido para oferecer soluções que contribuam para a sustentabilidade ambiental. Os modelos mais recentes de impressoras oferecem recursos voltados para o cuidado do meio ambiente. A “impressão verde” faz o seu caminho antes da demanda do mercado.
Publicação Original: Indústria Gráfica Online.
Deixe um comentário