Em 1º de agosto de 2019, o presidente Trump anunciou que os Estados Unidos iriam impor uma tarifa de 10% sobre produtos chineses no valor de 300 bilhões de dólares em 1 de setembro e sugeriram que a tarifa poderia ser aumentada para 25%.
Estender as chamadas tarifas da Seção 301 para esse valor adicional de 300 bilhões de dólares impõe tarifas sobre todos os produtos da China que entram nos Estados Unidos.
Atualmente, o USTR está revisando a lista de produtos inclusos no valor de 300 bilhões de dólares (chamado de “Lista 4”) e pode decidir modificar a lista antes que as novas tarifas entrem em vigor no próximo mês.
Antes dessa nova rodada de tarifas, os Estados Unidos impuseram três rodadas anteriores das tarifas da Seção 301 sobre as importações chinesas.
Na matéria feita no dia 4 de junho onde explicávamos resumidamente sobre a Seção 301 de tarifas, foi falado que nas ultimas três rodadas anteriores coletivamente imposta 25% das funções em todos as tinta de origem chinesa e cartucho de toner e seus componentes, com duas exceções :
As tarifas da Seção 301 não se aplicam ao HTS 8443.99.50 (outros, ou seja, peças e acessórios de máquinas “universais”, multifuncionais ou três em um). Assim, se o mesmo cartucho puder ser usado em uma máquina que execute pelo menos duas funções entre impressão, fax e cópia (ou se puder ser usado em pelo menos duas impressoras, aparelhos de fax e copiadoras), não sujeita às tarifas da Seção 301. Os componentes desses cartuchos também estão isentos das tarifas da Seção 301.
Um componente individual de um cartucho somente para impressora não está sujeito às tarifas da Seção 301 porque não é uma “montagem”. Isso ocorre porque o HTS 8443.99.25 não estava sujeito às tarifas anteriores da Seção 301.
Em sua forma atual, a Lista 4 inclui o HTS 8443.99.50 e o HTS 8443.99.25, as duas únicas categorias de HTS cobrindo cartuchos de tinta e toner e componentes que não foram cobertos pelas três rodadas anteriores de tarifas. Em resumo, se a Lista 4 não for modificada antes que as novas tarifas entrem em vigor em 1º de setembro, todos os cartuchos de tinta e toner importados para os Estados Unidos da China estarão sujeitos a uma tarifa de 30%, um valor que poderia
Deixe um comentário