Segundo pesquisas do Times of India, a demanda dos consumidores por impressoras e copiadoras diminuiu, já que muitas pessoas adotaram a “mudança tecnológica para impressoras de tanque de tinta mais baratas e o surgimento de locais de trabalho digitais”.
O relatório citou o mais recente rastreador da International Data Corporation (IDC), que afirma que o mercado de periféricos impressos (HCP, na sigla em inglês) da Índia declinou mais de 4% ano a ano entre abril e junho. “Pelo segundo trimestre consecutivo neste ano, os consumidores individuais e corporativos adiaram suas compras.” Com os embarques trimestrais de cerca de 840.000 unidades no trimestre encerrado em junho, o mercado caiu 4,5% em relação às 880.000 unidades vendidas em junho de 2018.
No mesmo trimestre de 2018, o maior crescimento ano-a-ano de 23,1% havia sido registrado no mesmo período de 2017. Os números de 2017 haviam sido baixos graças à nova política monetária, incluindo o imposto sobre valor agregado ou GST.
“O declínio (em 2019) deveu-se principalmente a uma desaceleração no consumo enfrentado pelos fornecedores de HCP, devido às condições econômicas desafiadoras”, disse Bani Johri, analista da IDC India. A crise de liquidez também restringiu o crescimento de pequenas empresas, afetando ainda mais seus gastos”, acrescentou. “Uma queda na preferência por impressoras a laser e impressoras matriciais entre consumidores individuais e corporativos também contribuiu para uma queda no tamanho geral do mercado.”
Apesar da desaceleração, as impressoras de tanques de tinta da nova era cresceram 4% com relação ao ano anterior, já que são mais ecológicas e baratas, relatou o Times of India. O mercado de impressoras a laser declinou quase 13% ano a ano. O custo de operar impressoras de tanque de tinta é significativamente mais barato do que o uso de impressoras a laser.
Epson India tornou suas impressoras EcoTank 23 vezes mais barata quando comparada às impressoras a laser.
Os rastreadores da IDC também afirmam que “os fornecedores de HCP estão lidando com a queda acelerando os incentivos de vendas, como esquemas de EMI, cashback instantâneo e acessórios para presentes”.
Durante o período de abril a junho, a HP manteve a liderança de mercado com uma participação de 43%, a Epson ficou em segundo lugar, com 24%, com a Canon mantendo o terceiro lugar, com 19,6% de participação de mercado.
Deixe um comentário