A associação comercial de suprimentos de imagens, International Imaging Technology Council (Int’l ITC), registrou uma reclamação no Green Electronics Council sobre o novo firmware da HP Inc. que impede as impressoras de usarem suprimentos de terceiros.
Associação Britânica de Recondicionamento de Cartuchos (UKCRA) está participando dessa ação junto a ITC International, as empresas desafiam as afirmações da HP de que seus produtos para impressoras atendem a certos critérios definidos pela ferramenta de avaliação ambiental de produtos eletrônicos (EPEAT).
Os critérios da EPEAT foram desenvolvidos durante um período de dois anos por um grupo de partes interessadas, incluindo funcionários do governo, fabricantes de equipamentos originais, incluindo a HP, e membros do mercado de reposição que incluíam o ITC internacional e o UKCRA. Essa equipe desenvolveu o padrão IEEE 1680.2 para a avaliação ambiental de equipamentos de imagem, bem como as subseções 4.9.2.1 e 4.9.4.1 que indicam que todos os equipamentos de imagem EPEAT:
– Permitem o uso de cartuchos e recipientes que não sejam do fabricante.
– [Forneça] a documentação de que o cartucho ou o recipiente não foi projetado para impedir a reutilização e reciclagem.
O ITC internacional afirma que o firmware “agressivo” da HP, que bloqueia os cartuchos de reposição, viola essas disposições. O Green Electronics Council é o órgão responsável pela supervisão desse programa, que inclui garantir a integridade do sistema EPEAT.
“O novo firmware escandaloso da HP Inc. bloqueia uma impressora quando detecta um cartucho que não é da HP, o que frustra os consumidores e seus fornecedores”, disse Tricia Judge, diretora executiva do ITC internacional. “Isso é claramente contrário aos critérios da EPEAT, eles não devem alegar que aderem a um padrão ambiental mais alto”.
Na semana passada, a HP confirmou que introduziria um novo modelo de preço de hardware que vincularia os usuários ao uso de suprimentos originais da HP se comprassem uma impressora subsidiada.
Deixe um comentário