O maior foco das empresas em geral claramente é fechar vendas, dentre tantas métricas a serem analisadas, é normal as empresas que trabalham com o público alvo sendo outras empresas (B2B), não darem a atenção necessária para o “Churn rate” ou Taxa Churn, afinal é ela quem nos mostra quanto de receita e/ou quantidade de cliente se perde em um determinado tempo.
Mas o que é a taxa churn? É a porcentagem de cliente que cancelam seus serviços ou por algum motivo param de pagar por eles, fazendo com que a sua receita seja afetada. Por esse motivo ela é tão importante para fazer o seu negócio crescer e assim ganhar espaço no mercado.
Para calcular a taxa churn do seu negócio é bem simples, basta você dividir o número de clientes cancelados sobre o número de clientes ativos na sua base do início do mês, multiplicando o resultado por cem. Veja baixo:
Churn Rate = (número de cancelamentos durante o mês) / (número de clientes ativos em sua base no início do mês) x 100
Entretanto, você sabe qual é a porcentagem ideal de Churn? Bom isso é simples, a menor possível! Quem aqui gostaria de ter uma porcentagem alta de perda de clientes, não mesmo?
E se por um acaso você acabou se deparando com uma taxa de Churn muito alta, é hora de começar a repensar nas suas estratégias de retenção de clientes. Algumas vezes os esforços das empresas ficam direcionadas para a captação e deixando de lado a fidelização dos mesmos.Captar e reter clientes são situações extremamente relevantes para o seu negócio e não se trata de escolher entre elas e sim executar ambas.
Deixe um comentário