Por Barkha Mittal especialista em serviços gerenciados de impressão, entusiasta de start-ups e empreendedora – matéria traduzida. Texto originalmente publicado pela revista RT ImagingWorld
Quando me lembro de quando comecei meu negócio de recondicionamento de cartuchos em 2011, percebi que, como indústria, já percorremos um longo caminho.
Comecei com o recondicionamento, depois entrei em novos produtos compatíveis e agora trabalho em serviços de impressão gerenciados. Por mais satisfeita que esteja por fazer parte desta indústria por mais de 10 anos, o que me deixa mais satisfeita é que ainda estou colada às raízes: estou decididamente a favor do recondicionamento ecológico.
O recondicionamento de cartuchos de impressora sempre foi crítico, dado o grande número de cartuchos consumidos e jogados fora a cada segundo em algum lugar do mundo. O mercado indiano de cartuchos de impressora, onde foco minha atenção, foi avaliado em US $ 456 milhões (aproximadamente R$2 bilhões) em 2020. A projeção é de chegar a US $ 1.055 milhões (aproximadamente R$ 5.5 bilhões) em 2026.
À medida que o consumo aumenta, a necessidade de novos núcleos também e, portanto, será o desafio de descartar cartuchos no final de sua vida útil. Embora existam diretrizes estabelecidas pelo conselho central de controle de poluição para o descarte de cartuchos de impressora, que se enquadram na categoria perigosa, na maioria das vezes esses cartuchos de descarte são jogados em uma lixeira. Isso ocorre principalmente porque os cartuchos de impressora, ao contrário de outros resíduos eletrônicos, como laptops e computadores, em que os consumidores pagam para descartar seus resíduos, podem ser descartados pelos consumidores como o lixo comum.
O recondicionamento é o principal método para evitar que os cartuchos de resíduos cheguem aos aterros, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento limpo e verde. Com isso, quero dizer recondicionamento de ambos os núcleos virgens, bem como compatíveis.
No entanto, existem desafios associados a ambos. No caso de núcleos virgens, a coleta do cliente é um processo caro. A maioria dos recondicionadores descobriu que o custo de comprar os núcleos vazios de corretores prontos para a fabricação é maior do que o preço que eles podem comprar um cartucho compatível pronto para uso. Considerando que, no caso de compatíveis, há uma possibilidade mínima de recondicionamento, pois a maioria dos cartuchos são projetados para uso único e a maioria é descartada de qualquer maneira após apenas um ciclo.
Uma economia circular visa mudar o modelo econômico pegue-faça-use-jogue fora predominantemente linear em um pegue-faça-use-recondicione-pegue circular e, definitivamente, apenas núcleos virgens se encaixam aqui. O ideal é ajudar as empresas a comprar de volta os cartuchos vazios várias vezes e recondicioná-los várias vezes para minimizar o custo por página em sete a oito ciclos de vida.
Cada cartucho recondicionado não termina em um aterro sanitário. Isso também significa uma fabricação a menos de um novo núcleo. Não é maravilhoso? Ele economiza o meio ambiente e os recursos ao mesmo tempo. As empresas reduzem significativamente sua pegada de carbono, optando por cartuchos recondicionados, bem como economizando o custo de um novo produto OEM.
Embora muitas empresas tenham adotado os cartuchos recondicionados pelo desejo de serem verdes, reduzir os resultados financeiros ainda é o maior fator de motivação. Muitos clientes ainda optam por comprar compatíveis de uso único em vez de recondicionados. Graças à campanha “Make in India”, as organizações são incentivadas a comprar produtos locais. Isso está servindo a um propósito duplo; um é o benefício óbvio para os recarregadores e recondicionadores locais. Por outro lado, salva o país de um dos maiores despejos ambientais e incômodos de cartuchos descartáveis.
Os cartuchos recondicionados de hoje realmente rivalizam com o original em desempenho e confiabilidade. Na maioria das vezes, é difícil dizer a diferença entre os dois e muitos estão satisfeitos com os resultados da alternativa.
Não é incomum que executivos e gerentes de escritório passem horas pesquisando maneiras de ser mais econômico e ecologicamente correto. Os cartuchos de toner recondicionados atendem a ambas as necessidades de uma forma simples e acessível. Eles ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e evitam que os cartuchos usados acabem em aterros sanitários. A troca requer esforço zero e não compromete a qualidade de impressão.
Agora que você aprendeu um pouco sobre como o recondicionamento é benéfico, você pode tomar uma decisão informada sobre o que funciona melhor para você!
**Você pode conferir este artigo na publicação original clicando aqui e selecionando a página 27 da revista RT ImagingWorld.
Confira também:
- Solução Definitiva para Travamento em Impressoras Epson WorkForce Pro
- Novidade em Cartucho de Toner Compatível Ricoh MP C306/406 C307/407
- Apresentamos dois novos produtos essenciais para a sua impressora Brother: o Cartucho de Toner Brother DCP-L5512, 5662, MFC-5912/6912 com capacidade de 25K páginas com chip e o Cartucho de Cilindro Brother DCP-L5512, 5662, MFC-5912/6912 com capacidade de 45K páginas com chip. Cada um desempenha um papel crucial para garantir que suas impressões sejam de alta qualidade e confiabilidade.
- Pó de Toner Lexmark Static Control para MS/MX 610/710/810
- Impressão Eficiente e Sustentável: Conheça a Impressora Kyocera MA5500
Deixe um comentário