A Toshiba Corporation afirma que se dividirá em três empresas independentes na esperança de que isso ajude a gerar um crescimento sustentável dos lucros, bem como aumentar o valor e a confiança dos acionistas.
De acordo com zdnet.com, após a divisão, as três empresas separadas serão Infrastructure Service Co, Device Co e Toshiba.
E como será essa divisão da Toshiba?
Diz-se que a Infrastructure Service Co consistirá nos negócios de sistemas de energia, sistemas de infraestrutura, soluções de construção e soluções digitais da Toshiba.
Seus produtos e serviços incluirão soluções de TI para agências governamentais e empresas privadas, geração, transmissão e distribuição de energia, energia renovável, gestão de energia, soluções de sistemas para infraestrutura pública, ferrovias e indústria, e soluções de economia de energia em edifícios.
A Device Co. compreenderá os negócios de dispositivos eletrônicos e soluções de armazenamento da Toshiba, onde seus produtos incluirão semicondutores de potência, semicondutores ópticos, circuitos integrados analógicos, unidades de disco rígido de alta capacidade para data centers e equipamento de fabricação de semicondutores.
Quanto à Toshiba, ela deterá ações da Kioxia Holdings Corporation (KHC) e da Toshiba Tec Corporation. Como parte da separação, a Toshiba converterá as ações da KHC em dinheiro.
Decisão Estratégica
A separação foi aprovada por unanimidade pelo conselho da Toshiba e faz parte de um plano que foi elaborado a partir de uma recomendação feita pelo comitê de revisão estratégica do conselho. O comitê destacou em carta aos acionistas que o plano de separação “é apenas o início de um processo que contempla uma transformação significativa de cada empresa independente, posicionando-as melhor para um crescimento lucrativo sustentado e garantindo retornos de curto prazo para os acionistas”.
“Para aprimorar nosso posicionamento competitivo, cada empresa agora precisa de maior flexibilidade para lidar com suas próprias oportunidades e desafios de mercado”, disse o presidente interino, presidente e CEO da Toshiba, Satoshi Tsunakawa.
“Nosso conselho e equipe de gestão acreditam firmemente que esta reorganização estratégica é o passo certo para o crescimento lucrativo sustentável de cada negócio e o melhor caminho para criar valor adicional para nossos stakeholders.”
Espera-se que a separação seja finalizada na segunda metade do ano fiscal de 2023, sujeita aos procedimentos necessários, incluindo a aprovação dos acionistas.
Como parte do anúncio do plano de separação, a Toshiba disse que cada empresa recém-criada seria liderada por um conselho de diretores e uma equipe administrativa separados.
“Espera-se que os conselhos das novas empresas sejam majoritariamente independentes e compostos por um conjunto diversificado de diretores com habilidades e experiência para definir estratégias e responsabilizar a administração”, garantiu a empresa.
“A separação das estruturas de liderança para esses negócios facilitará uma tomada de decisão mais ágil, com maior foco e conhecimento dos clientes e funcionários da empresa, e criará opcionalidade para ambas as novas empresas tomarem suas próprias decisões separadas e informadas sobre potenciais parceiros estratégicos”
A decisão vem após meses de turbulência dentro da empresa, incluindo a destituição do presidente da empresa, Osamu Nagayama, pelos acionistas em junho.
E você o que achou desta nova estratégia adotada pela Toshiba? Deixe seu comentário.
Por Maggie Wang – Artigo traduzido. Publicado originalmente na revista RT ImagingWorld.
Conheça mais sobre a Diamond Brasil aqui.
Deixe um comentário