Recentes dados liberados pelo presidente da Abrelpe ressaltam a importância do reúso, a Diamond Brasil trouxe todos os detalhes.
De fato, somente 3% do lixo seco no Brasil é reciclado, o número parece pequeno, mas como disse Carlos Silva Filho, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) quando comparado com o volume de lixo no Brasil esse número se torna bem expressivo.
“Desse total que é gerado, pouco mais de 33% são materiais recicláveis secos. Então nós temos algo entorno de 27 milhões de toneladas por ano desses materiais recicláveis sendo gerados. Para que esses materiais descartados e resíduos recicláveis possam ser reaproveitados, nós precisamos de todo um processo de logística, separação e aproveitamento de forma a transformar esse resíduo em um recurso. Atualmente, o percentual de aproveitamento gira no entorno de 3%. Que se formos analisar, no todo o resíduo gerado no Brasil, dá mais de 2 milhões de toneladas por ano. É um volume bastante considerável que já está sendo aproveitado”
Esses números podem melhorar com uma infraestrutura melhor e com mais investimentos.
Segundo alguns dados da Abrelpe, uma em cada quatro cidades brasileiras não possuem iniciativas de coleta seletiva, os dados também apontam que 74,4% dos municípios brasileiros contam com o método, mas só no início e isso acaba sobrecarregando o sistema de destinação final. Por volta de um terço do lixo gerado no Brasil são de materiais secos, sendo 28 milhões de toneladas por ano, em sua maioria são plásticos (13,8 milhões de toneladas), seguido de papeis e papelões (ultrapassando 8,5 milhões de toneladas), também os Vidros, metais e embalagens multicamadas (5,2 milhões de toneladas anualmente)
“Se nós não tivermos um sistema de coleta seletiva, não adianta separar dentro de casa que esse material não vai chegar onde precisa. E se a indústria não estiver capacitada, habilitada e estruturada para receber o material, ele acaba se perdendo no meio do caminho”, disse o diretor-presidente da Abrelpe.
O Sul do País tem o maior percentual de municípios com iniciativa de coleta seletiva, sendo impressionantes 91,2%. Seguido pelo Sudeste com 90,6% e o Norte com 65,3. As regiões Centro-Oeste e Nordeste estão abaixo de 50%, com 49,5% e 43,3%, respectivamente.
Fonte: Jovem Pan.
Não esqueça de deixar seu comentário sobre esta Notícia.
Dê o destino correto aos seus Cartuchos, conheça o Programa Descarte Certo.
Confira todos os nossos Produtos.
Veja Também
- Solução Definitiva para Travamento em Impressoras Epson WorkForce Pro
- Novidade em Cartucho de Toner Compatível Ricoh MP C306/406 C307/407
- Apresentamos dois novos produtos essenciais para a sua impressora Brother: o Cartucho de Toner Brother DCP-L5512, 5662, MFC-5912/6912 com capacidade de 25K páginas com chip e o Cartucho de Cilindro Brother DCP-L5512, 5662, MFC-5912/6912 com capacidade de 45K páginas com chip. Cada um desempenha um papel crucial para garantir que suas impressões sejam de alta qualidade e confiabilidade.
- Pó de Toner Lexmark Static Control para MS/MX 610/710/810
- Impressão Eficiente e Sustentável: Conheça a Impressora Kyocera MA5500
Deixe um comentário