Três características fundamentais para as áreas médica e de saúde são rapidez, precisão e produtividade. É possível dizer que os últimos anos têm sido bons para o setor já que há constantemente o desenvolvimento de novas tecnologias e opções para a realização de exames como ressonâncias magnéticas, tomografias e ultrassons.
O tema abordado por Luiz Carli, Diretor Geral da Oki Data no Brasil, diz que a transformação digital dos centros médicos e hospitalares, contudo, não se limita apenas a presença de novos equipamentos para o diagnóstico dos pacientes, mas também é bastante fundamental para o funcionamento do setor, a impressão documental dos resultados destes exames. Afinal, tão importante quanto imagens nítidas é a necessidade de documentar de forma rápida e precisa esses arquivos.
O mercado de impressão para a área de saúde mira na entrega de soluções especializadas, com recursos que agregam mais agilidade, produtividade e economia às empresas. Com isso, diferente do que acontecia no passado, hoje as clínicas e hospitais podem contar com serviços e soluções de impressão específicas para demandas diárias, otimizando a produtividade e o atendimento aos pacientes, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos.
No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há 6.805 hospitais, 312 mil serviços de saúde e 492 mil leitos. Esse número mostra o tamanho da oportunidade para a adoção de novas tecnologias que reduzam os custos e o tempo necessário para os atendimentos.
As imagens impressas em papel são documentos de suporte ao laudo médico e por este motivo devem ser produzidas com altíssima qualidade, pois por meio delas que os hospitais, laboratórios ou clínicas se comunicam com o médico e pacientes. Outra realidade é o aumento da responsabilidade ambiental dentro desse setor de hospitais e clínicas. Muitos desses decidiram pela utilização da impressão sob demanda, o que requer um maior índice de disponibilidade e um menor índice de falhas das impressoras.
A contratação de um serviço de outsourcing de impressão para a área de saúde deve ser vista como uma questão ampla e completa, e que pode auxiliar no funcionamento de todo o centro de atendimento. A definição do fornecedor ou dos equipamentos deve ser bastante exigente e estudada.
O mercado está em constante transformação e a contínua evolução dos equipamentos para impressão de resultados de exames de imagens tem exigido que os centros de atendimento incluam opções com alta definição de impressão e recursos adicionais para gestão de documentos. Fatores como custo de operação e a rapidez no atendimento são pontos-chaves para o sucesso de qualquer empresa. Essa combinação tem impulsionado o desenvolvimento de novas opções para impressão digital de exames.
Deixe um comentário