Tenha cuidado com os e-mails incomuns e suspeitos com anexos gerados por impressoras ou scanners. Barracuda, uma empresa da Califórnia que vende produtos de segurança de TI, informou no final do mês passado que os cibercriminosos estão usando técnicas comuns de phishing para lançar ataques que contêm anexos maliciosos que parecem vir de impressoras ou scanners de rede. De acordo com a empresa, os atacantes escolheram dispositivos geradores de PDF porque os arquivos PDF podem ser “armados” para fornecer conteúdo ativo que possa ser prejudicial aos usuários. Para piorar as coisas, receber um arquivo PDF em anexo em um e-mail enviado por uma impressora é tão comum que muitos usuários assumem que o documento é completamente seguro.
Scanner de Spoof com anexo malicioso
De acordo com a Fleming Shi, vice-presidente sênior de tecnologia da Barracuda, impressoras e scanners Canon, a HP Inc. e a Epson estão sendo contornadas por e-mails contendo anexos maliciosos conhecidos por terem malware. Durante o mês passado, a empresa disse que estava rastreando a atividade de cibercriminosos que estão fingindo anexos de impressoras e scanners em e-mails para espalhar malware. Ele testemunhou o ataque inicial no final de novembro de 2017 “, que logo foi seguido por milhões de tentativas de infectar usuários desavisados por e-mail”.
Normalmente, o assunto de e-mails mal-intencionados é algo como “Digitalizar a partir de HP”, “Digitalizar a partir de Epson” ou “Digitalizar a partir de Canon” e o anexo contém um anexo malicioso.
Fonte: Blog do reciclador
Deixe um comentário