A ascensão econômica brasileira teve de ser interrompida em março desse ano com a chegada do novo coronavírus no país. O PIB já foi revisto diversas vezes e o momento atual é de muitas incertezas perante ao futuro: como será o efeito de curto, médio e longo prazo?
A certeza que temos é que ele não será como o planejado lá no final de 2019.
Veja também:
5 estratégias para manter o relacionamento com seu cliente durante a pandemia.
Saiba quais são as 7 principais ferramentas para um trabalho remoto mais eficaz
De um lado alguns segmentos como os supermercados estão vendendo e ainda venderão muito mais do que o previsto. Por outro lado, restaurantes e bares, por exemplo, estão tendo quedas bruscas no seu faturamento. De qualquer forma, todo tipo de segmento precisará rever o seu processo ao longo do ano.
Para auxiliar nesse processo de mudança, o portal IIM (Instituto Information Management) apresentou 5 passos recomendados pelo João Roncati, sócio-diretor da People+Strategy (consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano) para enfrentar o novo cenário através de uma cultura orçamentária.
1º passo: Redesenhar o cenário
Não há uma certeza de como será o futuro, mas é fundamental levantar as variáveis principais que atingem os resultados. O importante é repensar uma combinação simples onde seja possível se preparar para o que possa vir.
2º passo: Fazer uma lista dos projetos em curso
Será que os projetos ainda têm o mesmo grau de prioridade que tinham no início do ano? É necessário repensá-los e repriorizá-los. Mas como fazer isso?
3º passo: Priorizar
O mais importante é criar critérios claros e simples de priorização. E é fundamental levar em consideração as características de cada negócio para criar esses critérios. Seguramente isso vai criar impactos em resultados a curto e médio prazos e em melhor atendimento dos clientes.
4º passo: Implementar
O próximo passo é criar critérios que possam ajudar a ampliar a capacidade de implementação. A eficiência operacional precisa ser um foco e o trabalho a distância traz novos desafios para mantê-la.
A maior parte das pessoas está acostumada à supervisão direta, em que é necessário olhar e redirecionar tarefas todos os dias. E hoje a realidade mudou. Então, buscar eficiência operacional é fundamental e também deve orientar essa priorização.
5º passo: Projetar
Por fim, é recomendado refazer essa projeção de resultados com foco no caixa de cada empresa. Ter liquidez em momentos de crise e mudanças profundas é o que vai proteger a empresa dos solavancos do mercado, na relação com clientes e fornecedores a médio e longo prazos.
Dica extra: Organizar
Não se pode esperar que um dia aconteça após o outro para descobrir como as coisas ficarão. Assim se terá o cenário ideal para ser vítima do próprio destino e não protagonista do que foi construído como ideia de sucesso.
Estar organizado e se planejar fará com que se esteja muito mais preparado, ainda que não se tenha uma resposta infalível para o que vier pela frente. É uma regra necessária em qualquer momento e, muito mais, agora.
Deixe um comentário