A Diamond, desde a sua área de produção até a entrega do produto ao cliente, utiliza uma forma fácil e bastante eficiente no dia a dia para organizar os produtos: o controle de lotes de fabricação. Lote de fabricação é a quantidade de produtos que serão produzidos para o mesmo lote e pode ser resumido em um “grupo” de produtos iguais, ou seja, fabricados no mesmo dia e/ou com o mesmo lote de matéria prima. Na prática, empresas usam nomenclaturas diferentes para designar o lote de fabricação. As mais usuais são lote de produção e ordem de produção, identificados por números que indicam a sequência nas quais são fabricados. Uma vez que possuímos uma enorme quantidade de produtos em nosso portfólio, para facilitar não apenas a área de produção, mas também as áreas de separação dos produtos para entrega aos nossos clientes, área de vendas, marketing e financeiro, é necessário um controle dinâmico na numeração por lotes em todos os produtos.
Quais os benefícios da numeração por lotes?
Uma vez que para a empresa a colocação de lotes favorece na organização das entregas e na organização do setor de estoque, já é um ponto positivo para a otimização do trabalho. Além disso, há uma facilidade grande na conferência dos produtos na hora de entregá-los ao cliente, dado que, alguns clientes fazem pedidos enormes, com grande volume de itens variados. Contudo, esse processo auxilia uma separação e conferência de produtos mais assertiva.
A facilidade na identificação de possíveis erros no produto também é um benefício presente no controle de lotes. Se um produto do lote X apresentou defeitos, consequentemente todos os produtos do lote X também estão, e assim, já não se valida este produto para ser comercializado. Mais que isso, sabendo qual é o lote com defeito, é possível alertar os fornecedores sobre uma possível alteração na matéria prima contribuindo assim para uma resolução desde a fabricação do item em questão. Essa identificação também é possível ser feita pelos stakeholders. Caso o produto chegue no seu destino final com algum defeito ou problema, os clientes podem identificar, com facilidade para a empresa, qual é o produto que se trata e rapidamente reconhecer qual é o produto e o seu respectivo lote, assim, brevemente, obter respostas e solucionar o problema do cliente.
Além do mais, com as etiquetas dos lotes podemos identificar se tal produto ainda está na validade para as atualizações da máquina que o cliente possui. Um exemplo é o caso dos chips, peça importante para o funcionamento do cartucho em uma impressora compatível. Muitas impressoras se atualizam de pouco em pouco tempo (Firmware), fazendo com que os chips percam a validade deles, assim obriga o dono da máquina a trocá-lo. Com a identificação dos lotes, é possível ver se ele ainda está na validade da impressora compatível à ele e assim, é comprado o chip na atualização certa e não corre o risco de comprar um chip vencido para a máquina.
Portanto, pode-se observar as características positivas que o controle de lotes traz para uma empresa, além de encaminhar os funcionários para uma otimização do serviço. Facilita a busca por produtos no estoque, conferência dos itens, programas de gestão e a organização nas prateleiras. Oferece a chance dos nossos clientes serem beneficiados pela eficiência da empresa em entregar o produto correto com as atualizações mais recentes, identificar os erros rapidamente e solucioná-los em pouco tempo.
Deixe um comentário