A importância de ter conhecimento sobre a destinação adequada de resíduos sólidos é um dos temas mais comentados nos últimos tempos, isso porque o descarte incorreto feito para esses itens está se tornando um dos problemas que mais afetam o meio ambiente.
A reutilização ou reciclagem sempre foram as melhores opções para casos em que a geração de lixo é inevitável. Um foco no reaproveitamento de objetos viabiliza a coleta e a reversão de resíduos sólidos ao setor empresarial.
Dentro do segmento de impressão essa questão, sempre foi, e vem se tornando cada dia mais relevante. Você sabe se sua empresa está descartando de maneira correta os resíduos (cartuchos, impressoras) frutos do seu negócio? Tem conhecimento de que o descarte mesmo feito que através de empresa contratada com nota fiscal, pode não estar atendendo a legislação, causando multa e até questões penais?
O mais importante e necessário para esse meio e tantos outros é evitar a contaminação do meio ambiente ou minimizar o impacto ambiental que pode ser causado por esses materiais. Para isso, existem leis e normas que regulamentam essa destinação final de forma adequada, planejamentos ambientais, como um PGRS, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, logística reversa, entre outras diferentes maneiras de garantir que a comercialização e uso desses materiais não influenciem negativamente o nosso ecossistema.
Deixe um comentário