Como já publicamos aqui, atualmente quatro fabricantes possuem cerca de 85% do mercado, o que demonstra uma tendência para o encolhimento do número de OEMs e a necessidade de adotar estratégias que sejam mais agressivas para conquistar uma maior participação de mercado. É possível identificar uma indústria de recondicionamento que está em busca de sua colocação estável e que tenta se esquivar do impacto do cartucho compatível em um mercado que a busca por preço segue maior do que pela qualidade.
Os maiores portais do setor publicam diariamente notícias sobre ações judiciais por infração de IP contra empresas terceirizadas, novas aquisições ou fusões e relatórios de resultados dos períodos fiscais. Hoje a maior parte da energia é dedicada para essas áreas de negócios ao contrário de antes que era utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
O EUA e a China estão em uma disputa comercial pelo fato de ter sido aplicada uma taxação norte-americana de 25% em cima dos produtos importados da China onde estão incluídas as impressoras e as copiadoras. A China, entretanto, respondeu incorporando suas próprias tarifas nos produtos americanos, principalmente nos produtos agrícolas, esse é um conflito que há uma constante mudança de cenário e que não há previsão para acabar.
Enquanto isso o inkjet vai conquistando território com o seu objetivo de tirar a participação do laser de dentro dos escritórios. O maior crescimento desse setor esta no segmento de impressoras multifuncionais A4, com modelos que oferecem diversas funções e consumíveis de maior durabilidade. Esta nova linha de produtos apresentam uma boa alternativa para o laser, especialmente no ambiente das PME, mesclando conectividade sem fio, consumíveis de alto desempenho e, em certos casos, um custo por pagina e de TCO que é comparável ao laser.
Na primeira fase da aquisição da HP Inc., a Samsung anunciou a sua primeira impressora com um tanque de tinta recarregável. Em contra partida, a Brother lançou uma nova linha de impressoras INKvestment Tank que apresentam um sistema misto do qual utiliza cartuchos de substituição que são responsáveis pela transferência da tinta para o tanque embutido no dispositivo. A promessa de um ou até dois anos de impressões (caso seja escolhido equipamentos de desempenho superior) juntamente com o preço do equipamento em conjunto com certeza irá torná-lo um produto atraente para o mercado.
Sobre o desenvolvimento na América Latina, segundo a revista Guia Del Reciclador, a Argentina enfrentou problemas nesse primeiro semestre do ano, apresentando uma inflação anual projetada para 26% a 30% e uma desvalorização do peso em 50% em relação ao dólar do EUA. Tudo isso junto com as suas políticas econômicas tiveram um grande impacto negativo em suas indústrias e no consumo geral. Para o mercado de produtos compatíveis há a boa notícia de que os produtos originais irão subir de preço e que com o controle de custos das empresas devem gerar uma maior aceitação desses produtos. Em contra partida, este impulso poderia ser anulado por um possível resfriamento da economia. Em ambos os casos o mercado já enfrentou outras crises econômicas no passado, sabendo lidar e capitalizar a seu favor esse tipo de instabilidade.
Deixe um comentário