Nos Estados Unidos, a Epson foi denunciada pela ONG Eletronic Frontier Foundation por ter bloqueado o uso de cartuchos compatíveis para suas impressoras. A denúncia foi enviada ao procurador geral do Texas, Ken Paxton.
A denúncia foi realizada pelo fato de que a Epson fez o bloqueio através de uma atualização de software que de acordo com a empresa serviria para corrigir problemas de segurança. Além disso, a fabricante não anunciou nenhum produto avisando ao consumidor que a suas impressoras passariam a funcionar apenas com cartuchos originais.
Os preços das tintas de uma impressora são considerados elevados, sendo eles a maior fonte de lucro das marcas, enquanto os equipamentos de impressão em si não apresentam um valor abusivo.
Por conta disso, muitos consumidores optam por utilizar cartuchos compatíveis e recarregáveis para seus aparelhos, como uma forma de diminuir os gastos na hora de realizar uma impressão.
De acordo com a ONG, o principal erro da Epson foi não ter informado que iria fazer as mudanças, obrigando o consumidor a utilizar cartuchos originais que tem um preço mais elevado.
Deixe um comentário