O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho, mas em grande parte do país a data já traz atividades de conscientização desde o primeiro dia do mês e é estendido por toda a semana. Esse ano, a ONU Meio Ambiente no Brasil traz como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Para a Denise Hamú, a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, o Dia Mundial do Meio Ambiente traz é a grande chance de alertar pessoas, governos e organizações sobre quão prejudicial é a poluição do ar.
“Muitas vezes, não vemos os poluentes que estão no ar, mas esta forma de poluição está matando tanto que já é chamada de ‘o novo tabaco’. A escolha do tema para guiar as ações neste ano é uma oportunidade para disseminar informações e estimular mais e melhores políticas públicas pela qualidade do ar, em todas as esferas – global, nacional, estadual e municipal. Também é um chamado para mais investimentos em tecnologias verdes e mudanças de hábito no dia a dia de cada cidadão”.
Para que essa data resulte em melhorias ao meio ambiente é importante que toda a população se mobilize e se envolva cada vez mais. Segundo o portal G1, nessa segunda-feira (3) em Natal, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), deu início a sua oitava edição na campanha de arrecadação de lixo eletrônico e vai até a próxima sexta-feira (7) com 24 pontos de recolhimento em toda a cidade.
Essa campanha atua com o único propósito de dar o destino correto aos equipamentos eletrônicos que se encontram sem utilização ou quebrados. Os locais para coleta são oferecidos durante esta semana para evitar que o material eletrônico seja descartado incorretamente, já que assim ele pode contaminar o meio ambiente e as substâncias químicas dos aparelhos podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
Com informações levantadas pelo G1, no ano passado, em Natal, a campanha arrecadou cerca de seis toneladas de material eletrônico, como monitores, câmeras fotográficas digitais, celulares, bateria de celular, teclados, mouses, fones de ouvido, carregadores, notebook, impressoras e telefones.
Confira os 24 pontos de recolhimento do lixo eletrônico:
- Urbana
- Ministério Público do RN
- Receita Federal
- OAB/RN
- Sebrae
- UFRN
- SEMAHR
- Justiça Federal RN
- Natal Shopping
- Shopping Cidade Jardim
- UNI-RN
- IFRN
- Miranda Computação
- Praia Shopping
- Partage Norte Shopping
- Shopping CCAB Sul
- AGN (Agência de Fomento do RN)
- ARSBAN
- Postos Pinheiro Borges
- Amico
- Casa Durval Paiva
- Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel
- EVS
- Natal Reciclagem
No mesmo dia (05), também é comemorado o Dia Nacional da Reciclagem, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação de materiais recicláveis. Essa data foi escolhida justamente por ser a mesma a data em que se comemora, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma grande oportunidade de se atentar, prevenir e compreender que a natureza precisa dos cuidados e zelo de todos nós.
Dia Mundial dos Oceanos
O Dia Mundial dos Oceanos, 08 de junho, também entra na mobilização dessa semana. Para celebrar a data, a ONU Meio Ambiente fará parte da ação de limpeza de praia promovida pela ONG Route Brasil.
O mutirão (clean up) irá ocorrer em 10 pontos nos 18 quilômetros de extensão da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com a participação dos Defensores #MaresLimpos Família Schurmann, Mateus Solano e Fe Cortez.
A Campanha #MaresLimpos terá uma tenda no Ponto 1 da ação, em parceria com a Volvo Penta. Na ocasião, a campanha também irá anunciar a assinatura do MOU com a Família Schurmann e o apoio ONU Meio Ambiente à expedição “Voz dos Oceanos”.
Deixe um comentário