O mercado de equipamentos de impressão (HCP, na sigla em inglês) da Índia registrou queda de 4,1% em termos de embarques para 0,85 milhão de unidades no 1º trimestre de 2019 – impulsionado pela desaceleração na demanda comercial e de consumo – informou o último relatório da IDC.
A HP (excluindo a Samsung) manteve sua liderança no mercado de equipamentos de impressão na Índia com 37,7% de participação. Os embarques de equipamentos de impressão da HP caíram 7,6% – lideradas principalmente pelo segmento de jato de tinta, que declinou 11,6%. A OEM (Fabricante Original do Equipamento) manteve sua segunda posição no segmento de jato de tinta, com 24,6% de participação. As remessas de copiadoras da HP cresceram 15,7% trimestre a trimestre devido à forte demanda do segmento corporativo e do governo. No mercado de impressoras a laser manteve sua posição de liderança, capturando mais de 60% do mercado.
A Epson permaneceu na 2ª posição no mercado em questão, com crescimento de 13,1% e participação de mercado de 31,4%. A Epson manteve sua posição de liderança no mercado de jato de tinta, ao mesmo tempo em que aumentou sua participação no mercado de unidades para 56,1%.
Os ganhos da Epson foram devidos principalmente às SMBs que preferem o tanque de tinta às impressoras a laser, uma vez que continuam a ser a escolha preferida no segmento comercial quando se trata de impressoras de tanque de tinta.
A Canon registrou queda de 10,5%, mantendo sua 3ª posição no mercado de equipamentos de impressão e capturando 16,1% de participação de mercado. O declínio no embarque da Canon foi em grande parte devido ao exercício de correção de estoque realizado devido ao estoque excessivo em trimestres anteriores. Já no mercado de copiadoras a marca lidera com 24% de participação de mercado. As regulamentações do governo sobre o mercado reformado, juntamente com o aumento da demanda do governo, ajudaram a Canon a manter seu domínio no mercado de copiadoras.
De acordo com o relatório da IDC, os embarques de impressoras a jato de tinta cresceram 5,6%, liderados principalmente pela Epson. O crescimento foi liderado pelas impressoras Ink Tank, que registraram crescimento de 21,2%, o maior crescimento nos últimos 5 trimestres.
O mercado de impressoras a laser caiu 11,9%. O segmento de copiadoras cresceu 19,4% e registrou o maior embarque de todos os tempos. O mercado de copiadoras cresceu em função da forte demanda do governo e do monitoramento contínuo do governo sobre o mercado de copiadoras recondicionadas.
“A demanda fraca do consumidor, observada em no 4º trimestre de 2018, continuou bem até meados do 1º trimestre de 2019 e isso afetou em grande parte a saúde geral do mercado de jato de tinta. A demanda das pequenas e médias empresas e dos SOHOs também estava no lado mais baixo, devido aos problemas de crédito que eles continuam enfrentando, com os bancos afetando a demanda por impressoras a laser ”, disse Bani Johri, analista de mercado do IPDS, IDC Índia.
Deixe um comentário