
A HP está sofrendo uma ação coletiva de dois proprietários de impressoras multifuncionais, que acusam a empresa de deturpar o pleno funcionamento das mesmas quando a tinta está acabando ou já esgotou totalmente, a Diamond Brasil trouxe todos os detalhes da notícia.
Essa falha de design leva os proprietários de impressoras multifuncionais a comprar cartuchos de tinta mais do que o estritamente necessário, dizem Gary Freund e Wayne McMath, que entraram com a ação coletiva contra a HP, Inc., também conhecida como HP Computing and Printing Inc.
Freund possui uma impressora colorida sem fio HP Envy 6455e All-in-One, e McMath comprou uma impressora compacta HP Deskjet 2655 All-in-One, ambas as quais supostamente sofrem a chamada falha de design.
A ação coletiva da HP alega que a empresa obriga os consumidores a comprar ‘cartuchos de tinta incrivelmente caros em perpetuidade’.
Ao fazer com que os proprietários de impressoras comprem repetidamente tinta para impressora, que pode ultrapassar US$ 80, a HP pode faturar bilhões de dólares apenas em vendas de tinta, de acordo com a ação coletiva contra a empresa.
“O segredo não tão escondido no setor de impressoras de varejo é que fabricantes como a HP estão muito dispostos a perder dinheiro com a venda de impressoras para forçar os consumidores a comprar cartuchos de tinta incrivelmente caros em perpetuidade”, diz a queixa.
Para esse fim, o processo diz que a HP alega em suas representações de marketing, publicidade, embalagem e site, que suas impressoras multifuncionais podem imprimir, copiar, digitalizar e, em alguns casos, enviar documentos por fax a qualquer momento. No entanto, supostamente não revela que as funções de digitalização e fax da impressora, que não requerem tinta, não funcionam se os cartuchos de tinta estiverem com pouca tinta ou vazios.
Freund e McMath buscam danos monetários e medidas cautelares exigindo que a HP cesse sua publicidade supostamente enganosa e informe os consumidores sobre seus supostos erros.
Freund e McMath procuram representar uma classe nacional que inclui todos que compraram uma Impressora HP All-in-One para uso pessoal/doméstico a qualquer momento dentro do estatuto de limitações aplicável, bem como as subclasses da Califórnia e Minnesota.
A ação coletiva da HP All-in-One Printers é Freund, et al. v. HP, Inc., Caso No. 2:22-cv-3794, no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito.
O que achou desta notícia? Não esqueça de deixar seu comentário!
Compre produtos compatíveis com HP na Loja Diamond Brasil.
Artigo traduzido, publicado originalmente em RTM World.
Veja Também
Deixe um comentário