De acordo com os sites da The London Times, NASA e UK Met Oficce há a confirmação de que a comunidade cientifica internacional acredita que as mudanças climáticas são reais e são causadas por causa do comportamento humano. Há um consenso geral sobre o que precisa ser feito. Porém obter esse mesmo consenso sobre a redução da emissão de carbono se tornou mais difícil.
Nas redes sociais é possível ver frases como “não é nada de mais” a respeito do assunto, o que é desanimador e um indicativo do que acontece quando nós abdicamos das nossas responsabilidades individuais.
A indústria de recondicionamento já realizou diversas mudanças para melhorar a questão ambiental, mas ainda pode ser feito mais. Existem três tipos de cartucho disponíveis para uso empresarial: OEM (Equipamento de manufatura original), recondicionado e compatível. Mark Dawen afirma que os OEM promovem os próprios programas de reciclagem e faz diversos questionamentos como: “O recondicionamento promove os benefícios sustentáveis o suficiente? As empresas estão cientes que os cartuchos compatíveis entram em suas empresas com um bilhete só de ida? Elas sabem as diferenças entre cada uma das três categorias? A indústria deveria fazer mais para promover os benefícios do recondicionamento?”.
A questão não é apenas o problema ambiental, mas também a sustentabilidade. Daqui uma geração é estimado que ocorra um acréscimo de 2 bilhões de pessoas no mundo, o que é mais do que havia de pessoas no total no início do século XX(1.5 bilhão). McKinsey estima que por volta de 2030 cerca de três bilhões de pessoa irão se juntar á classe média em termo de hábitos de consumo.
“Em 2050 nós iremos precisar do triplo dos recursos que consumimos atualmente. Hoje, estamos usando 60%do nosso ecossistema de forma insustentável. A forma como produzimos e vivemos deve mudar, além disso, reutilizar, reparar, recondicionar e reciclar materiais existentes e produtos significa que aquilo que utilizamos e costuma ser considerado como gasto pode ser transformado em recurso. Todos os recursos precisam ser gerenciados de uma forma melhor, durante seu ciclo de vida” Afirma Jenez Potocknik, Comissário europeu do meio ambiente.
Os programas de Reciclagem da OEM têm o seu mérito, após o consumo, os resíduos são removidos do seu depósito de descarte e são retornados para sua forma de material bruto para serem utilizados novamente como material bruto para um novo processo de recondicionamento.
No entanto a indústria de recondicionamento recicla também o valor original do material e adiciona um grande valor econômico por unidade de produto reciclado. O valor é recapturado através do: material, mão de obra, recurso financeiro, e da produção industrial. A reciclagem por sua vez perde esses valores reduzindo o produto apenas á sua forma bruta. O processo recondicionamento pode ser um passo para preservação dos recursos naturais da Terra.
Deixe um comentário