O setor de terceirização vem ganhando cada vez mais espaço no mercado em escala geral, principalmente após o segmento ter suas atividades decretadas em lei (Lei da Terceirização – 13.429/2017). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho na área de serviços terceirizados vem aumentando de forma gradativa e, assim, representando mais de 4 milhões de pessoas empregadas no setor. O segmento está sendo tão bem aceito por seus clientes que é possível tê-lo até mesmo em regiões que não fazem parte do centro da cidade. A contratação de empresas de terceirização de serviços, normalmente, é feita para áreas mais comuns da empresa, como limpeza e segurança, porém isso não significa que outros serviços não se tornaram parte desse setor também. Um ótimo exemplo disso é o Outsourcing de impressão, responsável pelo processo de gerenciamento de impressões e que está ligado diretamente à diminuição de gastos.
Muitas empresas ficavam com “um pé atrás” quando o assunto era exteriorização de serviços tanto por conta da falta de legislação quanto por se questionarem se realmente seria benéfico para a companhia, mas isso vem diminuindo. Questionamentos sempre existirão e por isso é necessário colocar na balança e identificar o que realmente surgiria efeitos positivos para a empresa como um todo. A forma de cobrança é um dos pontos que deve ser levado em consideração. Contratando uma empresa terceirizada torna-se responsabilidade do contratado se preocupar e controlar o serviço que foi acordado, fazendo assim com que você e sua equipe foque apenas no resultado, evitando passar por dificuldades secundárias do cotidiano que podem tomar um bom tempo.
Otimização de tempo é um outro benefício da terceirização. Com a divisão do trabalho realizada com mais fluidez, juntamente com mais qualidade e maior especialização, há um melhor gerenciamento do tempo. Ademais, passam a ser de responsabilidade dos terceirizados processos complexos que demandam muito tempo.
A convergência da atenção para os serviços da empresa é um bom ponto na hora de decidir optar ou não pela terceirização de uma atividade. Tal convergência acontece visto que, quando se contrata um serviço terceirizado, as preocupações com serviços secundários são eliminadas. Assim, torna-se possível guardar toda a energia e dedicação de tempo da empresa para voltar para as áreas de atuação do próprio negócio.
A mão de obra é pontuada aqui também. Em uma terceirização a redução de riscos é certa, visto que quaisquer danos trabalhistas são de responsabilidade da empresa contratada. Consequentemente, as companhias conseguem projetar de forma mais adequada os seus orçamentos, sem a possibilidade de surgimento de encargos inesperados, especialmente trabalhistas e previdenciários.
No mundo moderno, onde a competição está para todos, terceirizar um serviço passou a ser sinônimo de mais produtividade e qualidade. Uma realidade que se torna mais comum a cada dia desde as empresas grandes até as pequenas, uma vez que todo empresário busca reduzir custos, mas nunca abandonar um serviço eficaz, logo, terceirizar garante uma maior tranquilidade para a empresa e também para o cliente.
Deixe um comentário