OBS: Como normativa ABNT, no Brasil, a palavra “Recondicionamento” é o termo correto a ser utilizado no sentido em que o texto o coloca. Para entender melhor, clique aqui -> normativa ABNT
Segundo informações levantadas pelo Guia Del Reciclador, a consultoria de pesquisa InfoTrends publicou recentemente um relatório com resultados de uma pesquisa realizada na América Latina sobre práticas de coleta, uso e descarte de cartuchos para recondicionar com base em 23 recondicionadores do México, Brasil, Panamá e Colômbia. Segundo as conclusões tiradas pela consultoria, a indústria de recondicionamento segue encolhendo já que a mesma não está sendo competitiva para os “clones” chineses.
A InfoTrends estima que, no segmento de cartuchos de toner, desde 2015 e até 2017, a indústria de recondicionamento foi reduzida em 50% em termos de participação de mercado. E no segmento de cartuchos de tinta, com análise do mesmo período, a indústria de recondicionamento sofreu uma redução de 90-95%. Garantem que a prática de recondicionamento de cartuchos de tinta é quase inexistente e que ainda pode haver atividades de recarga em lojas locais.
O relatório refere-se a certas características deste tipo de negócio:
- Oferecer serviço de retirada e entrega aos clientes;
- Eles recebem muitos clientes no passo;
- Eles têm contratos com clientes locais;
- Recondicionamento o mesmo cartucho várias vezes e o cliente recupera seu próprio cartucho;
- O produto embalado em caixas novas é excepcional.
A pesquisa também afirma que menos de 5% dos cartuchos recondicionados operam sob o modelo tradicional de recondicionamento de coleta e revenda. Ele também afirma que o aumento do uso de instalações de reciclagem de materiais se deu por grandes recondicionadores e não pelos pequenos que tendem a lançar o lixo em recipientes.
Empresários do segmento informam que quase todos os novos cartuchos compatíveis são descartados por usuários e acaba que a maioria das coleções de compatíveis são acidentais ou involuntárias dentro do recondicionamento. Existe uma preocupação com a qualidade e confiabilidade do produto quando se fala em recondicionar um compatível, por isso os profissionais do ramo, em sua grande maioria, não o fazem.
Seguindo as informações do relatório, os recondicionadores tentam minimizar esta coleção involuntária, mas quando isso acontece, os resíduos são reciclados ou enviados para um aterro, que passam pelo mesmo processo que o recondicionador tem para todos seus resíduos.
A InfoTrends concluiu algumas estimativas, apresentadas na figura a seguir, sobre o que a indústria de recondicionamento faz com cartuchos e componentes que não podem ser usados ou vendidos por se caracterizarem como cartuchos que não são adequados para uso.
Há uma proporção maior de reciclagem significativamente em comparação com dois anos atrás, embora ainda seja baixa em comparação com os Estados Unidos ou a Europa. Pequenos recondicionadores ainda lançam resíduos em contêineres e apenas grandes recondicionadores usam a infraestrutura de reciclagem.
Figura 1: O que acontece com os cartuchos que os recondicionadores acumulam e não podem usar ou vender?
Fonte figura: Guia del Reciclador
Os recondicionadores acumulam mais cartuchos do que podem usar por haver algumas coleções sem viabilidade de uso, pois se tratam de cartuchos que foram previamente recondicionados, por ser um compatível que os profissionais em questão intencionalmente não coletarão, ou por simplesmente pelo cartucho não ser recondicionado.
Os cartuchos virgens (cartuchos vazios que não foram recondicionados) têm uma taxa de defeitos mais baixa do que um cartucho não virgem (cartucho vazio que foi previamente recondicionado), mas os recondicionadores são os primeiros a recondicionarem os cartuchos virgens versus não virgens, de modo que as virgens representam uma proporção maior do total de coleções ruins do que as não virgens.
Recondicionadores também acumulam acidentalmente cartuchos que são simplesmente inutilizáveis, porque eles podem ser compatíveis novos, carcaças simples de toner e até garrafas de toner que eles normalmente não recondicionam.
No lado do jato de tinta, um volume significativo de coleções vem de vendedores incorretos, já que muitos são os tanques de tinta dos fornecedores onde os cartuchos não são recondicionados. No entanto, esses números foram maiores, já que há mais recondicionamento de tanques de tinta do que no passado.
Muitos dos cartuchos de laser que são recondicionados hoje são parte do modelo de negócio baseado em serviço, o que significa que a grande maioria dos seus cartuchos vazios ruins (Um vácuo não virgem que não pode ser recondicionado com sucesso ou um para o qual não há mercado.) são de carcaças não virgens e que acaba sendo muito difícil determinar a taxa de descarte.
Quase todos os recondicionados pesquisados afirmam estar fora do negócio de cartuchos de tinta recondicionados, então a maioria deles não tem coleções para falar. No entanto alguns afirmam que eles fazem algum reabastecimento de tinta dentro de seu modelo de negócio baseado no serviço de recarga.
A figura a seguir mostra a porcentagem de todas as coleções que estão em más condições ou não podem ser usadas nos três tipos descritos acima.
Figura 2: Recondicionadores coletando cartuchos inutilizáveis
Fonte figura: Guia Del Reciclador
Segundo a InfoTrends, a mensagem ecológica que os recondicionadores propagam não está completa, visto que os profissionais do mercado não acompanham os cartuchos até o final de sua vida últil, afirmando que boa parte dos cartuchos recondicionados na região latina acabam em aterros sanitários ao final de sua vida útil.
Entretanto, como a própria revista Guia del Reciclador enfatiza, o relatório realizado pela consultoria internacional se baseou em uma parcela pequena da região latina: Pesquisaram 23 empresas de 4 países, sendo que a região engloba 20 países, levando assim a resultados que não se apresentam 100% exatos e abrindo chances para análises errôneas e distorcidas.
Sergio Machado da Silva says
Necessitamos saber qual empresa de manufatura de reíduos de toner podemos enviar nossos resíduos.
Diamond Brasil says
Olá, Sérgio! Tudo bem? A Diamond orienta seus clientes à retornar os resíduos de toner para a própria Diamond para que nós mesmos possamos realizar o descarte correto. Para que você possa obter mais detalhes desse processo e se inteirar de como funciona solicito que entre em contato com o departamento comercial pelo telefone (11) 5564-2600, ou se já é nosso cliente fale diretamente com a sua vendedora. Qualquer dúvida estamos à disposição!