Pó do Toner Faz Mal? Olha, quem mexe com impressoras e vive trocando toner às vezes fica com aquela pulga atrás da orelha: “Será que esse pó é perigoso? Faz mal pra mim?” Pois é, a resposta não é preto no branco, e lidar com esse pozinho o tempo todo pede um certo cuidado, sim.

O Pó do Toner é Tóxico Mesmo?
Ele não é tóxico nem vai te fazer mal só de encostar, mas não coloque na boca, ok. É o seguinte: ele é feito de partículas tão minúsculas que, se você ficar exposto por muito tempo ou respirar um monte delas, pode acabar sentindo um incômodo na garganta ou no peito.
Como as Impressoras a Laser Afetam o Ar?
Sabe aquelas impressoras a laser? Elas soltam uns restinhos quase invisíveis no ar enquanto trabalham. Por isso, nada de deixar a impressora do lado da sua mesa se você trabalha numa empresa que imprime muita coisa. O ideal é botar ela num cantinho próprio, com uma boa ventilação pra não virar um problemão.
Pó do Toner Faz Mal Mesmo? Quem Precisa Ficar Mais Atento
E olha só: pra quem já tem asma ou bronquite, esse pó pode ser um baita inimigo. Melhor nem chegar perto.
O Que Dizem os Estudos
Há um estudo lá na Universidade de Rostock, na Alemanha, que jogou uma luz preocupante: essas partículas podem, sim, dar início a algo mais sério, tipo um processo cancerígeno. Países como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Suécia também estão de olho nisso há tempos. Desde 1989, eles publicam um guia muito bom sobre produtos ecológicos, e no pedaço que fala dos toners, eles já apontam que esse negócio pode ser cancerígeno por causa da irritação que causa no sistema respiratório.
Pó do Toner Faz Mal? Alertas Pelo Mundo
Lá na Austrália, o pessoal do Air Quality and Health Program da Queensland University of Technology também dá o alerta: essas partículas voando das impressoras a laser não são brincadeira, e o melhor é passar longe de qualquer contato com elas.
Dicas Práticas pra Quem Lida com Toner
Agora, se você trabalha reciclando toner, a situação é diferente. Aí o negócio é usar uma Estação de Toner pra se proteger e não deixar o pó voar por aí. Mas se você é só o usuário final, tipo eu e você, a dica é simples: não tente recarregar o cartucho na mão! Use sempre os equipamentos mais adequados e seguros para ter menos dor de cabeça.
Descarte com Consciência
Ah, e não esquece de descartar os cartuchos direitinho, hein? Nada de jogar de qualquer jeito e deixar o pó sujar a água ou o meio ambiente. Sua saúde – e o planeta – vão te dar um abraço por isso!
Conheça mais sobre a nossos Refis de Pó de Toner
Deixe um comentário