O Material utilizado para asfaltar as ruas foi criado pelas empresas Downer e Close the Loop, que o denominaram de TonerPave. As empresas garantem que o material é menos poluente por emitir menos gás carbônico na atmosfera e possuía a mesma eficiência do asfalto comum.
Segundo a Close Loop é possível pavimentar uma tonelada de asfalto utilizando 100 cartuchos, além disso, alguns testes realizados demonstraram quem o material apresenta uma maior rigidez na pavimentação, garantindo um melhor custo-benefício por reduzir a quantidade de manutenção necessária.
O TonerPave pode ser aplicado com o equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume que é o mesmo utilizado na aplicação do asfalto comum, não precisando de nenhum maquinário especial.
O polímero de toner modificado é o componente fundamental para a produção do TonerPave ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.
Desde 2001 a Close the Loop chegou a reciclar 22 toneladas de cartuchos de toners de tintas e cerca de 70% desses cartuchos foram utilizados para a produção do TonerPave.
A empresa afirma que os números poderiam ser ainda maiores se a população australiana descartasse o material de forma correta pois a maioria joga o material em lixo comum.
Artur Fratini says
Muito boa matéria, excelente saída para lixões e cidades….
Diamond Brasil says
Ficamos felizes que tenha gostado! Obrigado!